APAGAMENTO DA MULHER EM EXPERIÊNCIAS DE FUNDAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA BAHIA:
APONTAMENTOS DE UMA ETNOGRAFIA EM ARQUIVOS DE PROFESSORAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3473Keywords:
Sudoeste da Bahia, Magistério, MulheresAbstract
Este trabalho é uma etnografia de arquivo que descreve experiências fundadoras do magistério no sudoeste do Estado da Bahia. O trabalho de campo aconteceu entre fevereiro de 2016 e novembro de 2017 em documentos de instituições e de professoras aposentadas. Ele foi composto por movimentos de análise de documentos, observação participante e entrevistas. Ao longo da investigação, deparamo-nos inicialmente com enunciados que atribuíam apenas ao homem o protagonismo no magistério na região, especificamente de Ciências e Matemática. Todavia os documentos do arquivo e os sujeitos indicaram apontamentos que nos permitiram interrogar os enunciados da hegemonia masculina e, consequentemente, entender como as versões contadas acerca da história do ensino de Ciências e Matemática estão pautadas em um silêncio fundador: o apagamento da mulher nas formulações sobre as fundações das Escolas Normais, da Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista e do Ginásio do Padre Palmeira. Concluímos apontando políticas de silêncio como condição de produção de um patriarcado que tem como cerne do seu conteúdo a hegemonia masculina atrelada ao apagamento feminino no sudoeste da Bahia, ainda que as experiências práticas de ensinar e aprender foram e são protagonizadas principalmente por mulheres sertanejas.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.