O tema transversal meio ambiente: o que pensam e como trabalham os professores da rede estadual do município de Vitória da Conquista – Bahia

Autores

  • Alday de Oliveira Souza

Palavras-chave:

Educação, Meio Ambiente, Transversalidade

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise acerca de como vem sendo trabalhado o tema Meio Ambiente em escolas públicas estaduais de Vitória da Conquista, na Bahia. Fez-se uma pesquisa para identificar as concepções dos professores sobre a Educação Ambiental (EA) e as formas como eles têm trabalhado o tema em salas de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo a entrevista semi-estruturada como mecanismo de coleta de dados. O público-alvo constituiu-se dos professores que ministram as disciplinas Ciência e Geografia na rede estadual de ensino. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que os professores desconhecem a proposta do tema transversal Meio Ambiente, como apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assim como os princípios que norteiam a prática da EA. A pesquisa revelou que poucas atividades são desenvolvidas, e estas só ocorrem em datas comemorativas com pequenos projetos de intervenção pedagógica que, quase sempre, apresentam concepções conservadoras e biológicas. O parco conhecimento apresentado pelos docentes sobre a EA tem sido um impedimento para que haja integração curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

SOUZA, A. de O. O tema transversal meio ambiente: o que pensam e como trabalham os professores da rede estadual do município de Vitória da Conquista – Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, p. 245-262, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/541. Acesso em: 26 abr. 2024.