O tema transversal meio ambiente: o que pensam e como trabalham os professores da rede estadual do município de Vitória da Conquista – Bahia
Palavras-chave:
Educação, Meio Ambiente, TransversalidadeResumo
O presente estudo apresenta uma análise acerca de como vem sendo trabalhado o tema Meio Ambiente em escolas públicas estaduais de Vitória da Conquista, na Bahia. Fez-se uma pesquisa para identificar as concepções dos professores sobre a Educação Ambiental (EA) e as formas como eles têm trabalhado o tema em salas de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo a entrevista semi-estruturada como mecanismo de coleta de dados. O público-alvo constituiu-se dos professores que ministram as disciplinas Ciência e Geografia na rede estadual de ensino. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que os professores desconhecem a proposta do tema transversal Meio Ambiente, como apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assim como os princípios que norteiam a prática da EA. A pesquisa revelou que poucas atividades são desenvolvidas, e estas só ocorrem em datas comemorativas com pequenos projetos de intervenção pedagógica que, quase sempre, apresentam concepções conservadoras e biológicas. O parco conhecimento apresentado pelos docentes sobre a EA tem sido um impedimento para que haja integração curricular.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.