O tema transversal meio ambiente: o que pensam e como trabalham os professores da rede estadual do município de Vitória da Conquista – Bahia
Palabras clave:
Educação, Meio Ambiente, TransversalidadeResumen
O presente estudo apresenta uma análise acerca de como vem sendo trabalhado o tema Meio Ambiente em escolas públicas estaduais de Vitória da Conquista, na Bahia. Fez-se uma pesquisa para identificar as concepções dos professores sobre a Educação Ambiental (EA) e as formas como eles têm trabalhado o tema em salas de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo a entrevista semi-estruturada como mecanismo de coleta de dados. O público-alvo constituiu-se dos professores que ministram as disciplinas Ciência e Geografia na rede estadual de ensino. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que os professores desconhecem a proposta do tema transversal Meio Ambiente, como apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assim como os princípios que norteiam a prática da EA. A pesquisa revelou que poucas atividades são desenvolvidas, e estas só ocorrem em datas comemorativas com pequenos projetos de intervenção pedagógica que, quase sempre, apresentam concepções conservadoras e biológicas. O parco conhecimento apresentado pelos docentes sobre a EA tem sido um impedimento para que haja integração curricular.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.