DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA MATEMÁTICA: EXPECTATIVA X EXPERIÊNCIA EFETIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5657Palavras-chave:
Metodologias de ensino, Práticas de ensino, Pesquisa de AvaliaçãoResumo
Este estudo teve como principal objetivo, analisar as Expectativas e as Experiências Efetivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem e as diferentes metodologias de ensino utilizadas nas práticas pedagógicas da área de Matemática, a partir do resultado de uma Pesquisa de Avaliação (Online) respondida por 87 alunos, participantes da pesquisa, do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da modalidade à Distância da Escola SESI (Serviço Social da Indústria) da cidade de Itapetinga-BA. Um estudo de cunho quali-quantitativo e do tipo intervenção, onde utilizamos para análise os resultados das Pesquisas de Avaliação (Expectativas e Experiências Efetivas), respondidas pelos alunos antes de iniciar e ao finalizar a área de Matemática. Os “medos” demonstrados no resultado inicial da pesquisa foram motivos para o desenvolvimento de práticas de ensino diferenciadas, autônomas e interativas, que não tivessem nenhuma familiaridade com os métodos tradicionais de ensino. Desse modo, os planejamentos foram baseados na Resolução de Problemas, no Raciovitalismo, na Etnomatemática e na Modelagem Matemática, metodologias de ensino, na qual um dos pontos em comum é priorizar o conhecimento prévio do aluno e relacionar com os conteúdos matemáticos escolares. A mediação se concretizou de forma a corresponder à eficácia apresentada pelas tendências, onde despertaram tanto o intelecto quanto as emoções dos alunos. Dado a importância da razão e da emoção caminhar juntas numa didática, porque estabelece fortes vínculos no processo de ensino e de aprendizagem. Enfim, obtivemos excelentes resultados referente a superação de medos e da aprendizagem matemática dos alunos, nas quais foram evidentes nos resultados demonstrados na Pesquisa de Avaliação.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.