DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA MATEMÁTICA: EXPECTATIVA X EXPERIÊNCIA EFETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5657

Palavras-chave:

Metodologias de ensino, Práticas de ensino, Pesquisa de Avaliação

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo, analisar as Expectativas e as Experiências Efetivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem e as diferentes metodologias de ensino utilizadas nas práticas pedagógicas da área de Matemática, a partir do resultado de uma Pesquisa de Avaliação (Online) respondida por 87 alunos, participantes da pesquisa, do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da modalidade à Distância da Escola SESI (Serviço Social da Indústria) da cidade de Itapetinga-BA. Um estudo de cunho quali-quantitativo e do tipo intervenção, onde utilizamos para análise os resultados das Pesquisas de Avaliação (Expectativas e Experiências Efetivas), respondidas pelos alunos antes de iniciar e ao finalizar a área de Matemática. Os “medos” demonstrados no resultado inicial da pesquisa foram motivos para o desenvolvimento de práticas de ensino diferenciadas, autônomas e interativas, que não tivessem nenhuma familiaridade com os métodos tradicionais de ensino. Desse modo, os planejamentos foram baseados na Resolução de Problemas, no Raciovitalismo, na Etnomatemática e na Modelagem Matemática, metodologias de ensino, na qual um dos pontos em comum é priorizar o conhecimento prévio do aluno e relacionar com os conteúdos matemáticos escolares. A mediação se concretizou de forma a corresponder à eficácia apresentada pelas tendências, onde despertaram tanto o intelecto quanto as emoções dos alunos. Dado a importância da razão e da emoção caminhar juntas numa didática, porque estabelece fortes vínculos no processo de ensino e de aprendizagem. Enfim, obtivemos excelentes resultados referente a superação de medos e da aprendizagem matemática dos alunos, nas quais foram evidentes nos resultados demonstrados na Pesquisa de Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Brasil

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Campus Guanambi, e do Serviço Social da Indústria (SESI). Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP).

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

GUERRA, A. DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA MATEMÁTICA: EXPECTATIVA X EXPERIÊNCIA EFETIVA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 20-41, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5657. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5657. Acesso em: 19 abr. 2024.