A PRÁTICA DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5663Palavras-chave:
Educação superior, Prática docente, Estudantes com deficiênciaResumo
A permanência e o sucesso acadêmico de estudantes com deficiência em Instituições de Educação Superior requerem o uso de metodologias diversificadas e o desenvolvimento de práticas inclusivas por parte dos docentes que atuam neste nível da educação. Com o objetivo de identificar e analisar as práticas diferenciadas desenvolvidas por docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no processo de ensino de estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação, este estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, como um estudo de caso. No processo de levantamento de dados foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas semiestruturada com docentes da UFRB que atuaram com estudantes com deficiência. O estudo traz a referência de legislações brasileiras e normativos institucionais que regem a inclusão na universidade em questão, bem como fundamenta-se em autores diversos que abordam esta temática. Os dados levantados neste trabalho foram organizados em três categorias de análise que apontam indicadores da diversificação de estratégias utilizadas por docentes para inclusão de estudantes com deficiência em cursos de graduação da UFRB, sendo eles: uso de recursos didáticos diversificados; flexibilização no tempo pedagógico; diversificação nos instrumentos e formas de aplicação de atividades avaliativas. Considera-se que tais práticas são favorecedoras da permanência e do êxito acadêmico da pessoa com deficiência no Ensino Superior, pois criam possibilidade de participação ativa nas atividades desenvolvidas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.