ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5671Palavras-chave:
Teoria da Recepção, Literatura, Ensino Médio Brasileiro, BNCCResumo
No Ensino Médio Brasileiro, os Currículos direcionam o estudo da Literatura para uma sequência temporal de escolas/períodos literários, autores e contextos históricos, que, dependendo de como são apresentados, tornam-se poucos atrativos e até distantes da realidade dos estudantes contemporâneos, imersos na era digital. Diante deste paradoxo, em que a leitura, embora extremante importante, distancia-se do estudante/leitor desta etapa de ensino da educação básica brasileira, este artigo, sob o viés da Teoria da Recepção (JAUSS et al., 2002; ZILBERMAN, 2012), aborda questões sobre o ensino de Literatura (COSSON, 2009; 2014; TINOCO, 2010; 2014) no Ensino Médio público brasileiro, pautado na relação dialógica (BAKHTIN, 2003; 2017) entre jovens leitores da atualidade, os quais estão inseridos numa sociedade com fácil acesso à informação e comunicação mediadas pelas tecnologias, e o texto literário. Para tal abordagem, foram observadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio que embasarão a criação dos novos currículos escolares do país a partir de 2019 e suas manifestações que coadunam com a ideia de que o ensino de Literatura pode ser mais atrativo para os leitores contemporâneos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.