CONSELHO DE CLASSE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO – IFRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5685

Palavras-chave:

Educação escolar, Conselho de Classe, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) — Campus Cacoal, que teve como objetivo compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas de forma democrática e participativa. No texto analisa-se e discute-se o espaço do conselho de classe como um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A investigação foi desenvolvida durante o ano letivo de 2016 com professores e alunos e apresenta uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os colaboradores não apenas informaram e pensaram a realidade, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. Traz como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções realizados com os colaboradores nos quais buscou-se investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. Também aborda os resultados alcançados com os objetivos dessa pesquisa-ação, temática que precisa ser mais fomentada entre os profissionais da educação, no sentido de dar direcionamento com reflexões e ações às problemáticas levantadas durante os conselhos de classe, favorecendo novas mudanças a esse espaço que ainda é visto como um processo burocrático e não como parte de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Paro do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia -Brasil

Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal (IFRO); Grupo Educa - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia - Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010); Universidade Federal de Rondônia; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional; Líder do Grupo Educa - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

DO NASCIMENTO, A. P.; Pacífico J. M. CONSELHO DE CLASSE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO – IFRO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 329-351, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5685. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5685. Acesso em: 19 abr. 2024.