CONSELHO DE CLASSE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO – IFRO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5685Palavras-chave:
Educação escolar, Conselho de Classe, Práticas pedagógicasResumo
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) — Campus Cacoal, que teve como objetivo compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas de forma democrática e participativa. No texto analisa-se e discute-se o espaço do conselho de classe como um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A investigação foi desenvolvida durante o ano letivo de 2016 com professores e alunos e apresenta uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os colaboradores não apenas informaram e pensaram a realidade, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. Traz como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções realizados com os colaboradores nos quais buscou-se investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. Também aborda os resultados alcançados com os objetivos dessa pesquisa-ação, temática que precisa ser mais fomentada entre os profissionais da educação, no sentido de dar direcionamento com reflexões e ações às problemáticas levantadas durante os conselhos de classe, favorecendo novas mudanças a esse espaço que ainda é visto como um processo burocrático e não como parte de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.