Monitores-professores do MST/SE: reflexões sobre a prática pedagógica
Palavras-chave:
Educação em Assentamento, Monitor-professor, Prática PedagógicaResumo
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra aglutina trabalhadores rurais para conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação-escolarização, na intenção de formar homens, que se consolida no coletivo. Este artigo tem a perspectiva de explicar a prática pedagógica desenvolvida pelos monitores-professores nas áreas de reforma agrária do MST/SE, com a pretensão de realçar os fatores mais significativos que fundamentam a prática pedagógica desse monitor-professor. Desvelar essa prática se faz necessário, à medida que o monitor-professor vivenciou uma forma permanente de construção e reconstrução de uma prática em que a teoria se fez presente de forma dialógica, bem como apresentar as estratégias que monitores-professores adotaram para operacionalizar os princípios pedagógicos, numa perspectiva de entender seus pressupostos e motivações para referendar tomada de decisões quando ressignificam e redimensionam os propósitos do planejamento. Metodologicamente, adotei o procedimento de análise dos relatórios pedagógicos, para compreender de que forma os monitoresprofessores consolidam os princípios na prática cotidiana, respeitando a pluralidade, a diversidade, a especificidade dos alunos trabalhadores, ampliando as condições de conquistar direitos sociais e, consequentemente, responder aos anseios da organização do processo formativo-educativo do MST.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.