Monitores-professores do MST/SE: reflexões sobre a prática pedagógica

Autores

  • Maria José Nascimento Soares

Palavras-chave:

Educação em Assentamento, Monitor-professor, Prática Pedagógica

Resumo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra aglutina trabalhadores rurais para conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação-escolarização, na intenção de formar homens, que se consolida no coletivo. Este artigo tem a perspectiva de explicar a prática pedagógica desenvolvida pelos monitores-professores nas áreas de reforma agrária do MST/SE, com a pretensão de realçar os fatores mais significativos que fundamentam a prática pedagógica desse monitor-professor. Desvelar essa prática se faz necessário, à medida que o monitor-professor vivenciou uma forma permanente de construção e reconstrução de uma prática em que a teoria se fez presente de forma dialógica, bem como apresentar as estratégias que monitores-professores adotaram para operacionalizar os princípios pedagógicos, numa perspectiva de entender seus pressupostos e motivações para referendar tomada de decisões quando ressignificam e redimensionam os propósitos do planejamento. Metodologicamente, adotei o procedimento de análise dos relatórios pedagógicos, para compreender de que forma os monitoresprofessores consolidam os princípios na prática cotidiana, respeitando a pluralidade, a diversidade, a especificidade dos alunos trabalhadores, ampliando as condições de conquistar direitos sociais e, consequentemente, responder aos anseios da organização do processo formativo-educativo do MST.

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Publicado

2008-06-03

Como Citar

NASCIMENTO SOARES, M. J. Monitores-professores do MST/SE: reflexões sobre a prática pedagógica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p. 27-43, 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/576. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático