Monitores-professores do MST/SE: reflexões sobre a prática pedagógica
Palabras clave:
Educação em Assentamento, Monitor-professor, Prática PedagógicaResumen
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra aglutina trabalhadores rurais para conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação-escolarização, na intenção de formar homens, que se consolida no coletivo. Este artigo tem a perspectiva de explicar a prática pedagógica desenvolvida pelos monitores-professores nas áreas de reforma agrária do MST/SE, com a pretensão de realçar os fatores mais significativos que fundamentam a prática pedagógica desse monitor-professor. Desvelar essa prática se faz necessário, à medida que o monitor-professor vivenciou uma forma permanente de construção e reconstrução de uma prática em que a teoria se fez presente de forma dialógica, bem como apresentar as estratégias que monitores-professores adotaram para operacionalizar os princípios pedagógicos, numa perspectiva de entender seus pressupostos e motivações para referendar tomada de decisões quando ressignificam e redimensionam os propósitos do planejamento. Metodologicamente, adotei o procedimento de análise dos relatórios pedagógicos, para compreender de que forma os monitoresprofessores consolidam os princípios na prática cotidiana, respeitando a pluralidade, a diversidade, a especificidade dos alunos trabalhadores, ampliando as condições de conquistar direitos sociais e, consequentemente, responder aos anseios da organização do processo formativo-educativo do MST.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.