Monitores-professores do MST/SE: reflexões sobre a prática pedagógica
Keywords:
Educação em Assentamento, Monitor-professor, Prática PedagógicaAbstract
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra aglutina trabalhadores rurais para conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação-escolarização, na intenção de formar homens, que se consolida no coletivo. Este artigo tem a perspectiva de explicar a prática pedagógica desenvolvida pelos monitores-professores nas áreas de reforma agrária do MST/SE, com a pretensão de realçar os fatores mais significativos que fundamentam a prática pedagógica desse monitor-professor. Desvelar essa prática se faz necessário, à medida que o monitor-professor vivenciou uma forma permanente de construção e reconstrução de uma prática em que a teoria se fez presente de forma dialógica, bem como apresentar as estratégias que monitores-professores adotaram para operacionalizar os princípios pedagógicos, numa perspectiva de entender seus pressupostos e motivações para referendar tomada de decisões quando ressignificam e redimensionam os propósitos do planejamento. Metodologicamente, adotei o procedimento de análise dos relatórios pedagógicos, para compreender de que forma os monitoresprofessores consolidam os princípios na prática cotidiana, respeitando a pluralidade, a diversidade, a especificidade dos alunos trabalhadores, ampliando as condições de conquistar direitos sociais e, consequentemente, responder aos anseios da organização do processo formativo-educativo do MST.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.