A docência no instituto de biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações

Autores

  • Talamira Taita Rodrigues Brito
  • Ana Maria de Oliveira Cunha

Palavras-chave:

Docência, Representação Social, Universidade

Resumo

A nossa pesquisa pretendeu aprofundar as discussões sobre a docência no Ensino Superior, buscando compreender como ela vem se estruturando frente às novas exigências da Universidade e como vem sendo trabalhada e representada no cotidiano dos professores. O objetivo do trabalho foi de levantar as representações sobre docência dos professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi ainda intenção da pesquisa: investigar como essas representações impactam na prática docente desses professores e como essas práticas interferem na dinâmica dessas representações; desvelar como se deu a sua formação para a docência; e delimitar as atividades entendidas como docência para esses profissionais. Para tanto, nos valemos de três perguntas chaves do campo teórico/metodológico em Representações Sociais: quem sabe e de onde sabe? O que e como sabe? Sobre o que sabe e com que efeitos? Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a todos os 21 professores do Instituto e através de uma entrevista realizada com oito professores. O estudo das representações nos possibilitou conhecer o universo de subjetividade com a qual lidamos diariamente. A representação de docência é fruto dessa subjetividade, nos levando a crer que as representações encontradas, entre os professores, são diversificadas, amplas, algumas restritas, impregnadas de valores, frutos de uma construção histórica sobre o trabalho na universidade, embebida de representações culturais, sociais e políticas que por muitas vezes reforçam a manutenção de práticas equivocadas, discursos inadequados sobre o profissional que atua no ensino superior e sua prática na docência universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2008-06-03

Como Citar

RODRIGUES BRITO, T. T.; DE OLIVEIRA CUNHA, A. M. A docência no instituto de biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p. 151-172, 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/581. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)