A docência no instituto de biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações
Palabras clave:
Docência, Representação Social, UniversidadeResumen
A nossa pesquisa pretendeu aprofundar as discussões sobre a docência no Ensino Superior, buscando compreender como ela vem se estruturando frente às novas exigências da Universidade e como vem sendo trabalhada e representada no cotidiano dos professores. O objetivo do trabalho foi de levantar as representações sobre docência dos professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi ainda intenção da pesquisa: investigar como essas representações impactam na prática docente desses professores e como essas práticas interferem na dinâmica dessas representações; desvelar como se deu a sua formação para a docência; e delimitar as atividades entendidas como docência para esses profissionais. Para tanto, nos valemos de três perguntas chaves do campo teórico/metodológico em Representações Sociais: quem sabe e de onde sabe? O que e como sabe? Sobre o que sabe e com que efeitos? Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a todos os 21 professores do Instituto e através de uma entrevista realizada com oito professores. O estudo das representações nos possibilitou conhecer o universo de subjetividade com a qual lidamos diariamente. A representação de docência é fruto dessa subjetividade, nos levando a crer que as representações encontradas, entre os professores, são diversificadas, amplas, algumas restritas, impregnadas de valores, frutos de uma construção histórica sobre o trabalho na universidade, embebida de representações culturais, sociais e políticas que por muitas vezes reforçam a manutenção de práticas equivocadas, discursos inadequados sobre o profissional que atua no ensino superior e sua prática na docência universitária.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.