FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DOS GESTORES DE DOIS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5902

Palavras-chave:

Formação Continuada, Gestores, Sistemas de ensino

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo realizado em dois municípios do extremo sul de Santa Catarina, que investigou a concepção das equipes gestoras das secretarias municipais de educação sobre a formação continuada de professores. A partir da análise na documentação e das entrevistas com as equipes gestoras estabelecemos relações entre o que propõem os documentos e o que dizem os gestores sobre a formação mencionada. A análise revelou que ambos os municípios creditam à formação continuada docente uma decisiva influência para o alcance de uma educação de qualidade, bem como seguem a legislação nacional e asseguram a formação docente, porém, verificou-se distanciamento nas relações que se estabelecem entre o que os gestores concebem como ideal sobre formação continuada e a formação proporcionada na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lessandra Mariléia Silvano Pedro, Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Coordenadora Pedagógica do Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi, IEMES, Sombrio/SC. Pesquisadora do FORGESB, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão e Formação na Educação Básica.

Antonio Serafim Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, USC (Espanha) com pós- doutorado em Ciências Humanas e Sociais (Universidade de Buenos Aires, Argentina). Docente pesquisador do PPGE da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Líder do FORGESB, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão e Formação na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

PEDRO, L. M. S.; PEREIRA, A. S. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DOS GESTORES DE DOIS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 494-513, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5902. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5902. Acesso em: 3 maio. 2024.