PROFESSORES MESTRES E DOUTORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL: REALIDADE, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6189

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação básica, Pós-graduação stricto sensu

Resumo

Este estudo tem como objeto os professores da educação básica com formação stricto sensu que atuam na educação básica pública do Distrito Federal, identificando e apontando as contribuições de tal formação no trabalho docente. Adota como método o materialismo histórico dialético, que compreende que o indivíduo não pode ser analisado separado das suas condições materiais de vida. Como estratégias metodológicas se utiliza da revisão bibliográfica, questionários e entrevistas. Possui os seguintes eixos de análise: o perfil; a trajetória profissional, com enfoque no ingresso na educação básica e no curso de pós-graduação stricto sensu; as perspectivas e os desafios dessa formação. Essa opção se deve à importância de tal trajetória para a constituição do trabalho docente. Como considerações são apontadas que a formação no mestrado/doutorado apresenta três importantes elementos incidentes no trabalho docente: a emancipação; a autonomia; e o estranhamento. As percepções encontradas caminham na direção da construção de uma relação mais consciente com o trabalho e as suas finalidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorado em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília; GEPFAPe – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação dos Professores e Pedagogos.

Referências

BARREIROS, D. K. Os sentidos e significados da formação stricto sensu no trabalho docente da educação básica. 2013. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UnB, Brasília, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V Plano Nacional de Pós-graduação. Brasília, DF: CAPES, 2004. Disponível em <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 16 de novembro de 2019.
BECCARI, M. M. B. A pós-graduação e sua atuação no âmbito da educação básica: elementos a partir do caso PPGEDU/UPF'. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Mestres e doutores 2015: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF: 2016. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.
CUNHA, L. A. Pós-graduação: no ponto da inflexão? Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 77, p.63-67, mai. 1991.
CURADO SILVA, K. A. C. P. C. da. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidades, entraves e possibilidades. 2008. Tese de doutorado (PPGE – Faculdade de Educação), UFG, Goiânia, 2008.
FERRARO, A. R. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação, s/v, n.30, set./out./nov./dez., 2005.
GATTI, B. e BARRETTO Elba S. de S (coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
HYPOLITO, A. M. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, K. O capital: extratos por Paul Lafargue. 2. ed. São Paulo: Conrad, 2005.
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. Observatório do PNE. Acompanhe a situação do plano de educação de cada estado. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br. Acesso em: 14 nov. 2019.
ROCHA, F. A. M. A formação e a permanência de professores mestres e doutores nas escolas públicas estaduais de São Paulo: o programa Bolsa Mestrado/Doutorado. 2012. 137 f. Tese (Doutorado em Educação) − Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, V. C. da. Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica: do processo de reflexão às transformações no ensino brasileiro. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Química da vida e saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
SPAGNOLO, F.; GUNTHER, H. Vinte anos de pós-graduação: o que fazem nossos mestres e doutores? Ciência e Cultura, v.38, n.10, p.1643-1662, 1986.
VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n.123, p.583-611, set./dez. 2004.
WARDE, M. J. O papel da pesquisa na Pós-graduação em Educação. Cadernos de Pesquisa. n. 73.p.65-75,1990.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

DE OLIVEIRA, D. K. B. PROFESSORES MESTRES E DOUTORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL: REALIDADE, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 376-392, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.6189. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6189. Acesso em: 22 jul. 2024.