PROFESSORES MESTRES E DOUTORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL: REALIDADE, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6189Palavras-chave:
Formação de professores, Educação básica, Pós-graduação stricto sensuResumo
Este estudo tem como objeto os professores da educação básica com formação stricto sensu que atuam na educação básica pública do Distrito Federal, identificando e apontando as contribuições de tal formação no trabalho docente. Adota como método o materialismo histórico dialético, que compreende que o indivíduo não pode ser analisado separado das suas condições materiais de vida. Como estratégias metodológicas se utiliza da revisão bibliográfica, questionários e entrevistas. Possui os seguintes eixos de análise: o perfil; a trajetória profissional, com enfoque no ingresso na educação básica e no curso de pós-graduação stricto sensu; as perspectivas e os desafios dessa formação. Essa opção se deve à importância de tal trajetória para a constituição do trabalho docente. Como considerações são apontadas que a formação no mestrado/doutorado apresenta três importantes elementos incidentes no trabalho docente: a emancipação; a autonomia; e o estranhamento. As percepções encontradas caminham na direção da construção de uma relação mais consciente com o trabalho e as suas finalidades sociais.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V Plano Nacional de Pós-graduação. Brasília, DF: CAPES, 2004. Disponível em <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 16 de novembro de 2019.
BECCARI, M. M. B. A pós-graduação e sua atuação no âmbito da educação básica: elementos a partir do caso PPGEDU/UPF'. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Mestres e doutores 2015: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF: 2016. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.
CUNHA, L. A. Pós-graduação: no ponto da inflexão? Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 77, p.63-67, mai. 1991.
CURADO SILVA, K. A. C. P. C. da. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidades, entraves e possibilidades. 2008. Tese de doutorado (PPGE – Faculdade de Educação), UFG, Goiânia, 2008.
FERRARO, A. R. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação, s/v, n.30, set./out./nov./dez., 2005.
GATTI, B. e BARRETTO Elba S. de S (coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
HYPOLITO, A. M. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, K. O capital: extratos por Paul Lafargue. 2. ed. São Paulo: Conrad, 2005.
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. Observatório do PNE. Acompanhe a situação do plano de educação de cada estado. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br. Acesso em: 14 nov. 2019.
ROCHA, F. A. M. A formação e a permanência de professores mestres e doutores nas escolas públicas estaduais de São Paulo: o programa Bolsa Mestrado/Doutorado. 2012. 137 f. Tese (Doutorado em Educação) − Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, V. C. da. Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica: do processo de reflexão às transformações no ensino brasileiro. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Química da vida e saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
SPAGNOLO, F.; GUNTHER, H. Vinte anos de pós-graduação: o que fazem nossos mestres e doutores? Ciência e Cultura, v.38, n.10, p.1643-1662, 1986.
VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n.123, p.583-611, set./dez. 2004.
WARDE, M. J. O papel da pesquisa na Pós-graduação em Educação. Cadernos de Pesquisa. n. 73.p.65-75,1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.