O PAPEL DA SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6313

Palavras-chave:

Constituição docente, Ensino de Ciências, Formação continuada de professores

Resumo

Este trabalho busca investigar o papel da sistematização de experiências no processo de Investigação-Formação-Ação, ao longo da formação de professores de Ciências e Biologia. Para tanto, foram gravados e transcritos dois encontros de formação de professores do projeto de extensão denominado Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, em que foram sistematizados relatos de experiências. Demarcamos para a discussão episódios em que o processo de sistematização possibilitou o desencadeamento de três elementos formativos: o espelhamento de práticas, as narrativas reflexivas nos diários de formação e o diálogo formativo. A partir dos resultados produzidos e analisados foi possível perceber como o processo de sistematização de experiências contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. Os elementos formativos desencadeados pela sistematização levam o professor a refletir criticamente sobre a sua prática, sendo esta uma reflexão individual e coletiva. Podemos perceber, assim, que o processo de sistematização é fundamental para desenvolvimento da Investigação-Formação-Ação, ao desencadear a reflexão formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Federal da Fronteira Sul – Brasil

Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC); Bolsista Institucional UFFS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC); Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

BREMM, D.; GÜLLICH, R. I. da C. O PAPEL DA SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 319-342, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6313. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6313. Acesso em: 20 abr. 2024.