UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6378Palavras-chave:
Formação de professores, design de tarefas, intervenção em matemática educacionalResumo
Neste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável.
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