EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE REVELAM OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA?
DOI:
https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6822Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Currículo, Formação de professoresResumo
O discurso que fundamenta a Educação Inclusiva passa, entre outros aspectos, por uma formação docente que seja capaz de considerar as diferenças dos alunos e suas aprendizagens. Neste sentido, é interessante entender em que medida os currículos dos cursos de formação de professores têm sido configurados para permitir discussões e reflexões sobre a diversidade dos alunos. Os dados aqui apresentados são um recorte da pesquisa de doutorado intitulada Formação de Professores e Educação Inclusiva: Uma Análise à Luz da Teoria Crítica da Sociedade. Este artigo objetivou identificar e caracterizar no currículo de onze cursos de licenciatura, de uma universidade pública baiana, disciplinas relacionadas a abordagem da Educação Inclusiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa e por meio da análise documental foram analisados os fluxogramas e Projetos Acadêmicos Curriculares (PACs) dos cursos de formação de professores. A análise de conteúdo foi a metodologia de análise de dados escolhida. O estudo evidenciou que os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História e Pedagogia são os que ofertam disciplinas obrigatórias e /ou optativas relacionadas à Educação Inclusiva em seus currículos. A ausência de disciplinas que abordem a educação inclusiva nas universidades impossibilita um debate fundamental, sobretudo nas licenciaturas, visto que o número de matrículas de alunos com deficiência nas classes regulares vem crescendo significativamente.
Downloads
Metrics
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Introdução à Sociologia. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, Osmar. (Org.). Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.
BORGES, Wanessa Ferreira; SANTOS, Cristiane da Silva; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Educação Especial e formação de professores: uma análise dos projetos pedagógicos de curso (PPC). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 138-156, jan./mar., 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11267/7883
Acesso em: 13 abr.2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. htm>. Acesso em: 04 abril 2016.
BRASIL. Lei 10.436 de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2002a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 05 abr. 2015.
BRASIL. Decreto n. 5.626. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 05 abr. 2015.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&Itemid=30192>. Acesso em: 07 fev. 2017.
BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília, DF, dezembro, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.
CARVALHO, Rosita Edlér. Currículo e adaptações curriculares: do que estamos falando? In: CARVALHO, Rosita Edlér. (Org.). Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2010.
COSTA, Valdelúcia Alves da. Experiências pela Educação – Para quê? Formação e Inclusão na perspectiva da Teoria Crítica. Revista Educação Especial. Santa Maria v. 26, n. 46, p. 245-260, maio/ago. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/8029/pdf.>. Acesso em: 08 fev. 2014.
COSTA, Valdelúcia Alves da. As demandas da formação e da prática docente inclusiva sob a égide dos direitos humanos. In: SILVA, Aída Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da (Orgs.). Educação inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2015.
COSTA, Valdelúcia Alves da; LEME, Erika. Educação inclusiva no Brasil: aspectos políticos, sociais e humanos. In: COSTA, Valdelúcia Alves da (Org.). Educação inclusiva na América Latina: políticas, pesquisas e experiências. Niterói: Intertexto, 2016.
CROCHÍK, José Leon et al. Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.3, p. 565 -582, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n3/a08v37n3.pdf>. Acesso em: 02 out. 2013.
CROCHÍK, José Leon. Dados censitários e de pesquisas sobre Educação Inclusiva no Brasil. In: COSTA, Valdelúcia Alves da (Orgs.). Educação inclusiva na América Latina: políticas, pesquisas e experiências. Niterói: Intertexto, 2016.
CRUZ, Gilmar de Carvalho; GLAT, Rosana. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 257-273, abr./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n52/15.pdf. Acesso em: 11 abr. 2019.
DIAS, Viviane Borges. Formação de professores e educação inclusiva: uma análise à luz da teoria crítica da sociedade. 2018. 263 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2018.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2012.
DINIZ, Débora; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência e direitos humanos: desafios e repostas à discriminação. In: DINIZ, D.; SANTOS, Wederson Rufino dos (Orgs.). Deficiência e discriminação. Brasília: LetrasLivres: EdUnB, 2010.
FERRI, Cássia; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Currículo e diferença: processos de seleção e organização de conhecimentos para atendimento educacional de alunos com histórico de deficiência mental. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu - MG, 2006. Disponível em: <http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT15-2605--Int.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.
FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Os Cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista e a Educação Inclusiva1. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n. 3, p. 325-342, Jul.-Set., 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n3/03.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
FREITAS, Marcos Cézar de. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortês, 2013.
HAAS, Clarissa; BAPTISTA, Cláudio Roberto. Currículo e educação especial: uma relação de (re)invenção necessária a partir das imagens-narrativas dos cotidianos escolares. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação E Pesquisa Em Educação, 37ª., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos... UFSC – Florianópolis. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt15-4199.pdf>. Acesso em: 04 maio 2017.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Wiesengrund. Sociologia e investigação social empírica. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Wiesengrund Temas básicos da Sociologia. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix – Editora da Universidade de São Paulo, 1973.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2017 – Notas estatísticas. Ministério da Educação. Brasília, DF. 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ul8OptGdTzory5J0m-TvvSzILCrXmWeE/view>. Acesso em: 02 fev. 2018.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2019 – Notas estatísticas. Ministério da Educação. Brasília, DF. 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6798882. Acesso em: 06 abr. 2020.
JESUS, Denise Meyrelles de; BARRETO, Maria Aparecida Santos Correa; GONÇALVES, Agda Felipe da Silva. A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - Educação Especial da ANPED: desvelando pistas. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.77-92, Mai-Ago., 2011. Edição Especial. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v17nspe1/07.pdf>. Acesso em: 26 maio 2016.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas de inclusão educacional. In: JESUS, Denise Meyrelles. de et al. (Orgs.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2011.
LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. A hora da virada. Inclusão: revista de Educação Especial, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 24-28, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2017.
MARINHO, Carla Cristina. Concepções de estudantes de pedagogia sobre educação inclusiva e educação especial e suas atitudes sociais em relação à inclusão. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista: Marília, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/144631/marinho_cc_me_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 05 abr. 2017.
MENESES, Branca Maria; PEDROSSIAN, Dulce Regina dos Santos. A ideologia da integração na educação inclusiva. In: SILVA, L.M. da; SOUZA, L.R. (Orgs.). Estudos sobre formação e educação inclusiva. Salvador: EDUNEB, 2013.
MICHELS, Maria Helena. Paradoxos da formação de professores para a educação especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico. Rev. Bras. Educação Especial. Marília, Mai.-Ago. 2005, v.11, n.2, p.255-272. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v11n2/v11n2a7.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2015.
MICHELS, Maria Helena. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em 01 fev. 2014.
NUNES, Leila Regina D’Oliveira de Paula et al. A pós graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, UNIMEP, v. 3, n. 5, p. 113-126, 1999.Disponível em: <http://www.abpee.net/homepageabpee04_06/artigos_em_pdf/revista5numero1pdf/r5_art09.pdf>. Acesso em: 04 maio de 2015.
OLIVEIRA, Clarissa da Silva. Decorrências do processo formativo com vistas à educação inclusiva no fazer pedagógico de egressos dos cursos de licenciatura da UFSM. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós Graduação em Educação, RS, 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/7055/OLIVEIRA%2c%20CLA
RISSA%20DA%20SILVA.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 05 fev. 2018.
PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 1, 283-315, jan./abr. 2013a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n1p283/25658 . Acesso em: 17 abr. 2016.
PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educação & Sociedade. Campinas, v.34, n.123, p. 459-475, abr-jun.2013b. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v34n123/08.pdf.> Acesso em: 13 maio 2015.
PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, Terezinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo (Orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderlei Flor da. A formação de professores para inclusão tratada na Revista Brasileira de Educação Especial: uma análise. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 129-144, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19833/pdf
Acesso em: 13 abr. 2020.
REZENDE, Evelin Oliveira de. Formação de professores e a interveniência das diretrizes curriculares nacionais da Pedagogia para a Educação Especial. Dissertação de Mestrado, UFSCar, São Carlos, SP, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3152/5634.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 05 abr. 2017.
ROCHA-OLIVEIRA, Rafaela; DIAS, Viviane Borges; SIQUEIRA, Maxwel. Formação de Professores de Biologia e Educação Inclusiva: indícios do Projeto Acadêmico Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 225-250, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958 . Acesso em 1 mar.2020.
SKLIAR, Carlos (Org.). Educação & Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
SILVA, Luciene Maria da. O trato ético com a inclusão escolar em Sociedades administradas. Olh@res, Guarulhos, v. 3, n. 1, p. 58-75. Maio, 2015. Disponível em:
<http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/viewFile/316/119>. Acesso em: 27 set. 2016.
SILVA, Luciene Maria da. A deficiência como expressão da diferença. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.44, p. 111-133, dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/n44/a06n44.pdf >. Acesso em: 29 mar. 2017.
SILVEIRA, Tânia Balthazar; SILVA, Luciene Maria da Deficiência e preconceito: implicações para a inclusão escolar. In: SILVA, Luciene Maria da; SOUZA, Lucimere Rodrigues (Orgs.). Estudos sobre formação e educação inclusiva. Salvador: EDUNEB, 2013.
SIMÕES, Maria Cristina Dancham. C. D. Formação do indivíduo, formação docente e educação especial: o lugar do sujeito e o compromisso com a adaptação. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo, 2016. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/19119/2/Maria%20Cristina%20Dancham%20Sim%C3%B5es.pdf>. Acesso em: 25 maio 2017.
SOUZA, Sirleine Brandão de. A formação de professores na perspectiva da Inclusão de alunos com deficiência no ensino regular: análises de propostas curriculares de cursos de formação de professores no ensino superior no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2013. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/10425/1/Sirleine%20Brandao%20de%20Souza.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2015.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999.
VILELA, Rita Amélia Teixeira. Críticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. p. 223-248. jun. 2007.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/n45/a12n45.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.
VITALIANO, Célia Regina. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com Necessidades educacionais especiais. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Set.- Dez. 2007 v.13, n.3, p.399-414. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v13n3/a07v13n3.pdf>. Acesso em: 26 maio 2016.
VITALIANO, Célia Regina; DALL’ACQUA, Maria Júlia Canazza; BROCHADO, Sônia Maria Dechandt. A disciplina Língua Brasileira de Sinais nos currículos dos cursos de Pedagogia. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.106-121, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/351/335>. Acesso em: 07 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.