Educação e luta de trabalhadores sem-terra como expressão do contraditório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6957

Palavras-chave:

Luta pela Terra, Processos Educativos, Trabalhadores sem-terra

Resumo

Neste artigo, propomos compreensões acerca das intencionalidades inerentes à participação pregressa de agricultores/as assentados/as em processos de luta pela reforma agrária no Brasil. Partimos de um posicionamento epistemológico que considera as práticas sociais vivenciadas pelos seres humanos enquanto práxis intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. Por meio da análise fenomenológica de dados obtidos pelas entrevistas realizadas com agricultores/as assentados/as, argumentamos que a prática da luta pela terra por eles empenhada se configurou enquanto expressão dos processos educativos forjados a partir do contraste de suas experiências de roça e êxodo rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diogo Marques Tafuri, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NUMI-ECOSOL/ UFSCar) e da Cooperativa de Trabalho e Assessoria Técnica, Extensão Rural e Meio Ambiente (AMATER).

Referências

ALMEIDA, R.; D’ANDREA, T.; DE LUCCA, D. Situações periféricas: etnografia comparada de pobrezas urbanas. Novos Estudos CEBRAP (82), p. 109-130, 2008.
CARVALHO, J. G. Questão Agrária e Assentamentos Rurais no Estado de São Paulo: o caso da Região Administrativa de Ribeirão Preto. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
DELGADO, G. C. Capital financeiro e agricultura no desenvolvimento recente da economia brasileira. Tese (Doutorado) -- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1984.
______. Do capital financeiro na agricultura à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século [1965-2012]. Porto Alegre/RS: Editora UFRGS, 2012.
DUVAL, H.C.; FERRANTE, V. L. S. B.; BERGAMASCO, S. M. P. P.. Sobre o uso da teoria do campesinato na contemporaneidade. Raízes (UFPB), v. 35, p. 62-78-78, 2016.
FELTRAN, G. Periferias, direito e diferença: notas de uma etnografia urbana. Revista de Antropologia. n. 53, v.2, Universidade de São Paulo, p. 565-610, 2010.
______. Fronteiras de tensão: um estudo sobre política e violência nas periferias de São Paulo. São Paulo/SP: Editora UNESP, 2011.
FERNANDES, B. M. A ocupação como forma de acesso à terra. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 08., 2001, Santiago de Chile. Anais... Santiago de Chile, Universidad de Chile, 2001.
FERRANTE, V. L. S. B.; BARONE, L. A.; DUVAL, H. C. O final de um ciclo? Reflexões sobre assentamentos rurais no Estado de São Paulo. REDD - Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, v. 5, n. 1, p. 01-28, 2012.
FIORI, E. M Educação Libertadora. In: ______. Textos escolhidos, Vol. II, Educação e Política. Porto Alegre/RS: L&PM, 1991, p. 83-95.
______. Aprender a dizer a sua palavra. In: E. M. FIORI. Educação e Política: textos escolhidos – volume II. 2a ed. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2014a, p. 67-81.
______. Conscientização e educação. In: E. M. FIORI. Educação e Política: textos escolhidos – volume II. 2a ed. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2014b, p. 83-104.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 13 ed. Rio de Janeiro/RJ: Paz e Terra, 2006.
______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro/RJ, Paz e Terra, 2011.
GARNICA, A. V. M. S. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, p. 109-122, 1997.
GEORGES, I.; RIZEK, C. A periferia dos direitos. In: 32. ENCONTRO NACIONAL DA ANPOCS, 32., 2008, Caxambu/MG. Anais... São Paulo: ANPOCS, 2008. p. 02-22.
GEORGES, I.; SILVA, C. F. A naturalização da precariedade: trabalho informal, autônomo e cooperativado entre costureiras em São Paulo (Brasil). Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, p. 79-95, 2008.
GRAZIANO DA SILVA, J.. Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura paulista. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1980.
LARROSA-BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
LEOPOLDO E SILVA, F. Descontrole do tempo histórico e banalização da experiência. In: NOVAES, A. (Org.) Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo. São Paulo: SESC - Agir, 2008, p. 149-162.
MARTINE, G.. A trajetória da modernização agrícola: a quem beneficia? Lua Nova, São Paulo, n. 23, p. 07-37, 1991.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. da V. A pesquisa qualitativa em psicologia, fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo/SP: Moraes EDUC, 1989.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 3a ed. São Paulo/SP: Martins Fontes, 2006.
OLIVEIRA, M. W. de. Et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisas em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W. de; SOUSA, F. R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014, p. 29-46.
ROSA, T. T. Fronteiras em disputa na produção do espaço urbano: a trajetória do "Gonzaga" de favela a bairro de periferia. Dissertação (Mestrado). Instituto Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
______. Favelas, Periferias: uma reflexão sobre conceitos e dicotomias. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 33., 2009, Caxambu /MG. Anais... São Paulo, ANPOCS, 2009.
SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’água, 2001.
SCIRÉ, C. D. de O. Consumo popular, fluxos globais: práticas, articulações e artefatos na interface entre a riqueza e a pobreza. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
______. Financeirização da pobreza: crédito e endividamento no âmbito das práticas populares de consumo. Teoria & Pesquisa, v. 20, p. 65-78, 2011.
TELLES, V. da S. Pobreza e Cidadania. São Paulo: Editora 34, 2001.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

TAFURI, D. M. Educação e luta de trabalhadores sem-terra como expressão do contraditório. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 391-410, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.6957. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6957. Acesso em: 20 nov. 2024.