REMINISCÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6993

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino de Ciências, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado em Ensino de Ciências, que tem como objetivo analisar o modelo de investigação-formação-ação (IFA) nos processos de formação inicial de professores de Ciências e Biologia, e sua relação com as metodologias do ensino de Ciências. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental, sendo que as análises advêm de escritas narrativas obtidas de diários de bordo, produzidas por 14 licenciandos matriculados no componente curricular Prática enquanto Componente Curricular III, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante a primeira aula do Estágio de Docência. A análise da pesquisa foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (A TD) e pelos processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram categorias diferentes, e, com estas, metatextos que originaram duas espirais reflexivas: A) Histórias e memórias dos licenciandos sobre as aulas de Ciências durante a Educação Básica; e B) Memórias dos licenciandos sobre as professoras de Ciências. A partir destas categorias, pudemos perceber que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFA, dar voz às reminiscências envolvendo o ensino de Ciências na Educação Básica e à reflexão em seu processo de formação inicial, logo, de constituição docente.

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Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul. Cursando Especialização em (IFFAR, Câmpus Santa Rosa). Licenciada em Ciências Biológicas (IFFAR, Câmpus Santa Rosa).

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação nas Ciências; Professora do IFFar, Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências: Mestrado, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. 

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

LUNARDI, L.; EMMEL, R. REMINISCÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 472-493, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6993. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6993. Acesso em: 24 abr. 2024.