TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7260

Palavras-chave:

Curso Superior de Tecnologia, Educação Tecnológica, Produção Científica

Resumo

O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), com estágio de pós-doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como professor associado de economia política da educação e de política educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e Coordena o Curso de Especialização em Gestão Educacional e lidera o Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS). É editor da RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade.

Célia Cristina Pereira da Silva Veiga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Coordenadora de Ensino da Escola de Inteligência de Segurança Pública, da Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

SOUZA, J. dos S.; VEIGA, C. C. P. da S. TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 184-207, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.7260. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260. Acesso em: 18 abr. 2024.