Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336

Palavras-chave:

Competências digitais, COVID-19, DigCompEdu

Resumo

O uso de tecnologias digitais em ambientes educativos tem vindo a ser discutido nos últimos anos, dando destaque à necessidade de formação adequada para que este uso proporcione uma efetiva melhoria dos processos educativos e potencie as aprendizagens dos estudantes. Quando a pandemia da Covid-19 obrigou as instituições de ensino a encerrar as portas físicas, o projeto que se apresenta neste trabalho encontrava-se em curso e tinha por objetivo avaliar o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), para de seguida organizar formação docente adequada ao suprimento das necessidades verificadas no corpo docente daquela instituição. A pandemia, e a consequente necessidade de aposta num ensino digital de qualidade acelerou o trabalho do projeto em curso, para que a referida formação fosse preparada e adequada às necessidades decorrentes da continuidade de um ensino completamente a distância. Os resultados deste estudo mostraram as fragilidades dos 182 docentes respondentes, em particular na área da avaliação da aprendizagem, levando à preparação de formação docente que se encontra já em fase de implementação na UFRB.

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Biografia do Autor

Sara Dias Trindade, Universidade de Coimbra – Portugal

Doutora em História - Didática, Universidade de Coimbra; Universidade de Coimbra, Centro
de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Faculdade de Letras (DHEEAA); membro da equipa
de coordenação do CEIS20.

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil

Doutor em Educação, UDE, Uruguai, Pós-doutorado em Educação, FCU, EUA; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologias Digitais/UFRB; Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Robótica e Física – GTERF.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

TRINDADE, S. D.; SANTO, E. do E. Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 100-116, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8336. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336. Acesso em: 19 abr. 2024.