A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos: algumas discussões
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.932Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Políticas públicasResumo
As indagações sobre os desafios e as mudanças ocorridas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), resultam das discussões e reflexões feitas por meio do projeto de Iniciação Científica PIBIC/FAPESB. Este texto objetiva compreender como se dá a Inclusão Escolar do aluno da EJA diagnosticado com algum tipo de NEE nas escolas públicas do Município de Guanambi-BA. Os estudos de Freire (2013) Cunha (2012) e Mantoan (2006) Contini (2008) e Ferreira (2009) e outros, subsidiaram teoricamente este texto. A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizou-se o questionário e entrevistas visando conhecer o aluno incluído e perceber algumas práticas que facilitam a aprendizagem e algumas que não deveriam ser utilizadas em turmas que têm alunos com NEE. Os resultados da pesquisa reafirma a necessidade de políticas públicas de atendimento à EJA e de formação de professores que atendem alunos da EJA com NEE. O levantamento de dados aponta que é preciso ampliar as discussões neste assunto, pois só assim será possível dizer como melhor incluir estes alunos.
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