A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos: algumas discussões

Autores/as

  • Keren Talita Silva Miron
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.932

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Políticas públicas

Resumen

As indagações sobre os desafios e as mudanças ocorridas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), resultam das discussões e reflexões feitas por meio do projeto de Iniciação Científica PIBIC/FAPESB. Este texto objetiva compreender como se dá a Inclusão Escolar do aluno da EJA diagnosticado com algum tipo de NEE nas escolas públicas do Município de Guanambi-BA.  Os estudos de Freire (2013) Cunha (2012) e Mantoan (2006) Contini (2008) e Ferreira (2009) e outros, subsidiaram teoricamente este texto. A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizou-se o questionário e entrevistas visando conhecer o aluno incluído e perceber algumas práticas que facilitam a aprendizagem e algumas que não deveriam ser utilizadas em turmas que têm alunos com NEE. Os resultados da pesquisa reafirma a necessidade de políticas públicas de atendimento à EJA e de formação de professores que atendem alunos da EJA com NEE. O levantamento de dados aponta que é preciso ampliar as discussões neste assunto, pois só assim será possível dizer como melhor incluir estes alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-12-17

Cómo citar

SILVA MIRON, K. T.; ALVES DE OLIVEIRA REIS, S. M. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos: algumas discussões. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 95-116, 2016. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.932. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/932. Acesso em: 23 nov. 2024.