A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos: algumas discussões
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.932Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Políticas públicasResumen
As indagações sobre os desafios e as mudanças ocorridas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), resultam das discussões e reflexões feitas por meio do projeto de Iniciação Científica PIBIC/FAPESB. Este texto objetiva compreender como se dá a Inclusão Escolar do aluno da EJA diagnosticado com algum tipo de NEE nas escolas públicas do Município de Guanambi-BA. Os estudos de Freire (2013) Cunha (2012) e Mantoan (2006) Contini (2008) e Ferreira (2009) e outros, subsidiaram teoricamente este texto. A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizou-se o questionário e entrevistas visando conhecer o aluno incluído e perceber algumas práticas que facilitam a aprendizagem e algumas que não deveriam ser utilizadas em turmas que têm alunos com NEE. Os resultados da pesquisa reafirma a necessidade de políticas públicas de atendimento à EJA e de formação de professores que atendem alunos da EJA com NEE. O levantamento de dados aponta que é preciso ampliar as discussões neste assunto, pois só assim será possível dizer como melhor incluir estes alunos.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.