“A professora sempre chegou com conteúdo pronto”: uma reflexão sobre o currículo de Biologia na EJA e suas interfaces com os pressupostos freirianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9429

Palavras-chave:

Currículo de Biologia, EJA, Paulo Freire

Resumo

Tendo suporte na pedagogia freiriana e em seus pressupostos, o artigo objetivou empreender algumas reflexões em torno do movimento de “escolha” dos conteúdos de biologia trabalhados em sala, sinalizando a dinâmica da construção curricular. Essas reflexões estão amparadas em entrevistas realizadas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Goiás. O legado teórico de Paulo Freire demonstra a potencialidade e atualidade de sua pedagogia para pensar e construir coletivamente e dialogicamente o currículo da EJA, tendo como premissa que o sujeito educando é o centro de todo o processo de ensino aprendizagem. Dados preliminares da pesquisa apontam que a transmissão bancária de “conteúdos prontos” da biologia ainda permanece enraizada na prática pedagógica dos professores. O diálogo, quando existe, ainda se restringe à superficialidade, desviando-se do diálogo verdadeiro freiriano. Organizar um currículo para o ensino de biologia na EJA, pautando-se na pedagogia freiriana, considera que os conteúdos, embora essenciais, não são estáticos e que estes se incumbem de estar a serviço dos interesses dos estudantes, valorizando seus conhecimentos e promovendo a transição dos saberes prévios a saberes científicos sistematizados.

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Biografia do Autor

Renato Antônio Ribeiro , Universidade Federal de Goiás – Brasil

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG); Professor na Educação de Jovens e Adultos e em Instituições de Ensino Superior; Integrante do Grupo de Pesquisa Colligat: (re)pensando a formação de professores de Ciências e Biologia e do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás – Brasil

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP); Professora Associada I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG).  Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

RIBEIRO , R. A.; GUIMARÃES, S. S. M. . “A professora sempre chegou com conteúdo pronto”: uma reflexão sobre o currículo de Biologia na EJA e suas interfaces com os pressupostos freirianos . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 192-217, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.9429. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9429. Acesso em: 22 nov. 2024.