A ciranda cartográfica de saberes e conhecimentos

Autores

  • Alcides Leão Santos Júnior
  • Álamo Gonçalves Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.943

Palavras-chave:

Cartografia, Epistemologia, Metodologia das ciências

Resumo

Descreve-se a Ciranda Cartográfica de Saberes e Conhecimentos como um dispositivo de pesquisa. Faz-se uso da Cartografia como um instrumento de preservação da representação do espaço não explorado, percorrido, visitado e experienciado pelos sujeitos. A proposta tem embasamento no pensamento do sociólogo Boaventura de Sousa Santos e procura evidenciar saberes e conhecimentos com o uso da representação como uma possibilidade de comunicação para traduzir graficamente saberes e conhecimentos e desnudar as falas dos sujeitos, de uma pesquisa de natureza qualitativa, articulando-as aos objetivos da mesma a fim de contribuir para uma leitura sem o direcionamento ou tratamento.  Aponta-se que o dispositivo ao ser utilizado em uma pesquisa permite ao pesquisador uma maior aproximação com os sujeitos da sua pesquisa, bem como possibilita aos leitores (re)leituras do que foi pesquisado.

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Publicado

2016-10-19

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, A. L.; PIMENTEL, Álamo G. A ciranda cartográfica de saberes e conhecimentos. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 309-325, 2016. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.943. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/943. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos