EDUCAÇÃO FÍSICA:
REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SOCIABILIDADES E ESPORTE NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3476Keywords:
Contemporaneidade, Sociabilidades, Educação FísicaAbstract
O esporte, um dos fenômenos mais importantes da cultura contemporânea, recebe cada vez mais atenção em suas diferentes manifestações. Da mesma forma, muito tem se discutido sobre seu uso e prática nas aulas de Educação Física. Novas perspectivas teóricas têm tratado diferentemente o esporte na educação. Distante do que teóricos sugerem, boa parte das aulas continuam acontecendo baseadas no modelo de esportes de rendimento. O presente estudo busca resgatar o momento em que o esporte ganhou espaço nas aulas de Educação Física até passar a ocupar uma posição de destaque, estabelecendo um diálogo com as tendências e práticas pedagógicas da área voltadas ao ensino e finalidades do esporte educacional. Logo, seu objetivo é analisar questões que tratam sobre o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física, propondo práticas pedagógicas e ações que possam estar vinculadas ao processo formativo e educacional dos alunos e suas sociabilidades. Este ensaio busca provocar reflexões que possam permitir a melhoria do desenvolvimento do ensino e prática dos esportes na escola, visando à educação, formação e cidadania dos alunos. Ao concluir, os autores entendem que o esporte pode ser fundamental para a educação, não classificando alunos conforme méritos esportivos, mas considerando suas individualidades e diferenças para motivar práticas que tornem os alunos conscientes de seus papéis e responsabilidades na sociedade.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.