LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS PRÉ-ESCOLARES NA AMAZÔNIA PARAENSE.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4103Abstract
Esta pesquisa, pautada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vigotski está vinculada ao estudo “Os Sentidos de Escrita Atribuídos por Crianças Pré-Escolares”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. A metodologia consta de observações da prática docente e realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de pré-escola, sendo uma da rede pública e outra da rede particular de ensino do município de Santarém, PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar as concepções das professoras da educação infantil acerca da leitura e escrita na pré-escola. A análise do trabalho permitiu observar o contraste quanto aos procedimentos metodológicos desenvolvidos no âmbito da leitura e escrita. Os resultados obtidos demostram que, ainda que haja diferenças significativas quanto ao proceder metodológico das duas professoras para a vivência das crianças com a cultura escrita, ambas se assemelham quando trazem a escolarização precoce para a rotina de atividades, promovendo um regresso quanto às conquistas advindas de estudos no que concerne às práticas de leitura e escrita na educação infantil. A formação das docentes implica diretamente em suas práticas, sendo norteadora para o seu planejamento, mediação e concepção de ensino.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.