LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS PRÉ-ESCOLARES NA AMAZÔNIA PARAENSE.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4103Resumen
Esta pesquisa, pautada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vigotski está vinculada ao estudo “Os Sentidos de Escrita Atribuídos por Crianças Pré-Escolares”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. A metodologia consta de observações da prática docente e realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de pré-escola, sendo uma da rede pública e outra da rede particular de ensino do município de Santarém, PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar as concepções das professoras da educação infantil acerca da leitura e escrita na pré-escola. A análise do trabalho permitiu observar o contraste quanto aos procedimentos metodológicos desenvolvidos no âmbito da leitura e escrita. Os resultados obtidos demostram que, ainda que haja diferenças significativas quanto ao proceder metodológico das duas professoras para a vivência das crianças com a cultura escrita, ambas se assemelham quando trazem a escolarização precoce para a rotina de atividades, promovendo um regresso quanto às conquistas advindas de estudos no que concerne às práticas de leitura e escrita na educação infantil. A formação das docentes implica diretamente em suas práticas, sendo norteadora para o seu planejamento, mediação e concepção de ensino.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.