FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SOBRE POLÍTICAS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4367Keywords:
Educação profissional. Formação de professores. Políticas.Abstract
Este trabalho apresenta, de forma sintética, os resultados de uma pesquisa que teve como
objeto a formação de professores para a educação profissional e como objetivo geral analisar as
políticas de formação de docentes para a educação profissional e sua implementação em duas
instituições que ofertam essa modalidade no Vale do Açu (RN). O estudo fundamenta-se em autores
como Machado (2008, 2013), Kuenzer (2011), Moura (2013, 2014), dentre outros, bem como na
análise de dispositivos legais, como a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” n. 9.394/1996
e os Decretos e Resoluções que tratam da temática. Nosso referencial teórico é o pensamento
sociocrítico, pois compreendemos que o objeto de estudo está inserido em uma realidade contraditória
e, portanto, dialética, cujo desvelamento exige, entre outras demandas, a análise do contexto
econômico, político, social e cultural. Para atingir nossos objetivos, realizamos revisão bibliográfica,
análise documental e pesquisa de campo através de aplicação de questionário. O trabalho revela a
carência de uma política nacional de Estado (perene) que contemple as demandas específicas de
formação para os docentes que atuam na modalidade da educação profissional, sendo realizadas ações
mais de caráter emergencial, fragmentário e provisório. Desse modo, na concreticidade da realidade
analisada, os profissionais cuja formação inicial é diversa da área da educação exercem a docência na
educação profissional sem que para tanto tenham, em sua maioria, passado por processo formativo
específico.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.