CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL

Authors

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4369

Keywords:

Cartas; Início da carreira docente; Formação.

Abstract

Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2018-10-19

How to Cite

GRACIA FERREIRA, L.; MARIA MORAES ANUNCIATO, R. CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 229-246, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4369. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369. Acesso em: 3 jul. 2024.