GERENCIALISMO ESTATAL E A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO EM GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4662Abstract
O presente trabalho apresenta resultados parciais de pesquisas em andamento sobre o Estado gerencial e a relação público-privada na educação em Goiás, em particular o caso do Instituto de Corresponsabilidade na Educação (ICE). Na primeira parte, delineia-se o cenário estrutural de transformações do capitalismo contemporâneo, o contexto das reformas neoliberais com os princípios da nova ideologia gerencialista e dos seus desdobramentos na reforma gerencial do Estado no Brasil. Na segunda parte, discorre-se sobre as tentativas do governo do estado de implantar as Organizações Sociais em Goiás. Na última parte, promove-se uma análise mais detida da parceria com o ICE, entidade privada que atua em mais de quarenta escolas de ensino médio de Goiás desde 2013. Como emblema dessa parceria, analisou-se a apostila denominada Projeto de Vida, que se configura como um manual de orientações e prescrições que visa levar o jovem a se reconhecer, a se ver como sujeito autônomo, solidário e competente, dono de seu próprio destino e capaz de mudar seu futuro. Pode-se inferir que a apostila introduz no indivíduo a lógica empresarial, a lógica do mercado, de modo que este vai sendo levado a pensar e a se ver como uma empresa, que precisa ser cada vez mais competente, eficiente e competitivo e aprender a gerenciar a própria vida. Diante disso, avalia-se que as PPPs na educação, por meio de estratégias e dispositivos pedagógicos e gerenciais, contribuem, de certo modo, para a formação de um novo indivíduo para um novo tempo.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.