ESCRITA LITERÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Authors

  • Andreia dos santos Oliveira Instituto Federal de Rondônia – Brasil
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Juracy Machado Pacífico

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4667

Keywords:

Educação. Escrita literária. Teoria histórico-cultural.

Abstract

Trata-se do projeto de ensino “Escrita literária: desafios e possibilidades” desenvolvido com alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia. As ações partiram da seguinte problematização: Como despertar o interesse dos alunos pelo texto literário e motivá-los a escrever textos diferentes daqueles usuais da área escolhida? Para isso delineou-se como objetivo criar ambiente favorável à leitura e escrita literária em que os discentes sintam-se sujeitos do processo. Na condução das ações, utilizamos os postulados de Fiorin e Savioli (2006) por defenderem a escrita literária como possibilidade de recriação do mundo, de Antunes (2003) que nos apresentou as várias etapas interdependentes e intercomplementares envolvidas na criação do texto literário, e na teoria Histórico-cultural de Vygotski (1995) que defende o uso da escrita a partir de uma necessidade do sujeito. Como eixos de ação, elaboramos situações em que os alunos tiveram contato com a leitura de textos literários, atuando como críticos do processo de composição textual, em seguida o planejamento da obra, revisão e reescrita. Como resultado tem-se que os alunos deixaram de ser leitores e escritores passivos e tornaram-se sujeitos da ação ao verem função no ato de escrever.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andreia dos santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia – Brasil

Professora do Instituto Federal de Rondônia. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo, Campus Júlio de Mesquita Filho, Marília. Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância - Grupo Educa.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Livre Docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista. Professora da UNESP. Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Published

2019-01-17

How to Cite

OLIVEIRA, A. dos santos; GIROTTO, C. G. G. S.; PACÍFICO, J. M. ESCRITA LITERÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 182-196, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4667. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4667. Acesso em: 22 jul. 2024.