RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA RIACHUELO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4683Keywords:
Educação escolar indígena. Material didático. Referencial curricular nacional para escolas indígenas.Abstract
Este artigo trata-se de um relato de experiência vivenciado por dois anos como professor das disciplinas de História e Biologia na Escola Estadual Indígena Riachuelo, localizada na comunidade indígena do Sucuba, município do Alto Alegre, Estado de Roraima. Para o processo de produção e conclusões do presente artigo, fez-se necessário conhecer as bases legais que orientam a educação escolar indígena e realizar uma reflexão da minha prática pedagógica aplicada, considerando meu desconhecimento enquanto era docente na referida escola. Esse artigo tem como objetivo relatar como eram utilizados os materiais didáticos na organização das aulas. A pesquisa está fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96, que trouxe em seu texto algumas garantias legais para as comunidades indígenas, entre elas a elaboração e publicação de material didático específico e diferenciado, no Referencial Curricular Nacional - RCNEI para Escolas Indígenas que traz subsídios para elaboração dos materiais didáticos das escolas indígenas, bem como em autores que produziram conhecimentos e contribuições sobre essa temática Barros (2015), Bendazolli (2011), dentre outros. Após os anos de docência e convívio com aquela comunidade conclui-se que os materiais didáticos que foram
utilizados nas aulas não eram adequados para aquela realidade bem como não seguiam as orientações
do RCNEI e da própria LDB.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.