QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?

Authors

  • Eugenia Portela de Siqueira Marques Universidade Federal da Grande Dourados – Brasil
  • Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5051

Keywords:

Identidade negra, Educação superior, Ações afirmativas

Abstract

O objetivo desse artigo é discutir as implicações que o acadêmico negro encontra para estar fortalecendo sua identidade de forma positiva ou não. Delimitou-se na questão norteadora: Quais as implicações para o fortalecimento da identidade negra no contexto da educação superior? Traz resultados da pesquisa de mestrado, em que utilizou-se da pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foram utilizados a entrevista estruturada aplicados a seis acadêmicos negros cotistas de diferentes cursos de graduação ingressantes no período de 2013 a 2016 e questionário on line aplicados a ingressantes cotistas do mesmo período. Nos depoimentos dos participantes da pesquisa, notamos que, quando os acadêmicos têm envolvimento com ações que discutem a temática da população negra, grupos de estudos, disciplinas referentes às relações étnico-raciais, PIBIC e PIVIC, eles apresentam uma identidade fortalecida no espaço universitário.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal da Grande Dourados – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice-Diretora da FAED/UFGD. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD) e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFGD).

Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro, Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora Formadora da Coordenadoria Regional de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD).

Published

2019-05-10

How to Cite

DE SIQUEIRA MARQUES, E. P.; PEREIRA DOS SANTOS RIBEIRO, M. A. QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 205-224, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5051. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5051. Acesso em: 22 jul. 2024.