AS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5055Keywords:
Formação inicial de professores, Estágio Curricular Supervisionado, Ensino de Biologia na EJA.Abstract
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com graduandos em Ciências Biológicas de uma universidade estadual da Bahia que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entendimento de que essa modalidade de ensino normalmente não é contemplada nos cursos de formação de professores, nosso objetivo foi analisar quais as concepções dos licenciandos sobre o Estágio na EJA, como uma forma de suscitar discussões sobre a importância da experiência com essa modalidade na formação inicial e evidenciar algumas potencialidades e desafios sobre o estágio/ensino na EJA. Realizamos entrevistas com cinco licenciandos concluintes do curso e as analisamos com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que, apesar de os professores em formação inicial apreciarem a experiência de estagiar na EJA, os mesmos enfrentaram uma série de dificuldades devido às especificidades dessa modalidade, como a falta de subsídios para preparar as aulas, problemas de identificação com o público e falta de discussões sistemáticas durante a graduação sobre o que significa ser professor da EJA. Assim, apontamos para a necessidade de se romper com essa invisibilidade sobre os processos de formação e ensino para a EJA, buscando uma formação de professores que possibilite uma aproximação ainda maior dos licenciandos com a realidade das escolas públicas do nosso país.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.