A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI

Authors

  • Marilsa Miranda de Souza Universidade Federal de Rondônia – Brasil
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5056

Keywords:

Comunas, Educação Integral, Pedagogia Socialista

Abstract

O objetivo desse trabalho é discutir a educação integral a partir dos conceitos presentes na produção de Marx e de sua aplicação nas experiências educativas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, dando destaque ao pensamento e às experiências desenvolvidas por Makarenko na Colônia Gorki, especialmente numa de suas comunas, a Comuna Dzerjinski. A educação na URSS buscou aplicar os princípios marxistas de servir a política do proletariado e estar combinada com o trabalho produtivo. Coube um papel de destaque ao trabalho do educador ucraniano que conseguiu unificar o trabalho produtivo à educação intelectual, incluindo a formação política, cultural, artística, além das atividades físicas. Por fim, o trabalho de Makarenko constituiu-se em um exemplo de coerência com os postulados pedagógicos forjados na URSS, que expressaram o objetivo teórico e prático de uma alternativa de superação da sociedade de classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia – Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).Líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UNIR). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR).

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade.

Published

2019-05-10

How to Cite

MIRANDA DE SOUZA, M.; ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES, M. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 297-315, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5056. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5056. Acesso em: 22 jul. 2024.