PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5305

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Formação inicial

Abstract

O presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Suelen Santos Mauricio, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais e Formação. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) “Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens”.

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais e Formação. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) “Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens”.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Published

2019-07-01

How to Cite

MAURICIO, S. S.; JUNIOR, L. M.; MARTINS, R. E. M. W. PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 555-573, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5305. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305. Acesso em: 24 aug. 2024.