PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5305

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Formação inicial

Resumen

O presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Suelen Santos Mauricio, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais e Formação. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) “Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens”.

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais e Formação. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) “Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens”.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina – Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

MAURICIO, S. S.; JUNIOR, L. M.; MARTINS, R. E. M. W. PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 555-573, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5305. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305. Acesso em: 22 nov. 2024.