O LETRAMENTO ESTÉTICO NA CONSOLIDAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS CAMPONESES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5703

Keywords:

Letramento Estético, Artes, Educação do Campo, Pensamento Teórico, Educação de Jovens e Adultos

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto brasileiros da Educação do Campo. Este estudo se fundamentou na teoria Histórico-Cultural e teve como método o Experimento Didático-Formativo. Corrigir ou amenizar problemas que aparecem na leitura e na escrita, buscando melhorá-las, é uma forma de pensar numa possibilidade de multiletramentos, na qual o letramento estético configura aspecto essencial, pois na pesquisa realizada, os alunos passaram a escrever melhor após produzirem histórias em quadrinhos. Melhoraram a escrita. Isso é belo, beleza: caráter de bem feito; coerente, definida e boa forma.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em Educação, UNESP; Universidade Federal do Tocantins, UFT - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE.

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Livre-Docente em Educação Matemática, UNESP; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores GP-FORME.

Edimila Matos da Silva, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, UFT; Universidade Federal do Tocantins, UFT - Brasil; Pesquisadora de Iniciação Científica; Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE.

Published

2019-10-01

How to Cite

Araújo G. C. de; MIGUEL, J. C.; SILVA, E. M. da. O LETRAMENTO ESTÉTICO NA CONSOLIDAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS CAMPONESES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 246-272, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5703. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5703. Acesso em: 22 jul. 2024.