Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?

Authors

  • Eliane Matesco Cristovão
  • Juliana C. B. Gomes Coelho
  • Renata Ferri de Carvalho

Keywords:

Colaboração, Formação continuada, Políticas Públicas

Abstract

Este trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2009-06-06

How to Cite

CRISTOVÃO, E. M.; COELHO, J. C. B. G. .; CARVALHO, R. F. de . Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 6, p. 33-58, 2009. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/587. Acesso em: 3 jul. 2024.