Leitura na graduação
Keywords:
Formação de leitores, Formação universitáriaAbstract
Tradicionalmente, a formação universitária tem sua base no estudo de textos. No entanto, o quanto se compreende acerca da leitura de mundo nos textos é algo pouco claro nas propostas de leitura. Esta última, conforme vem sendo apresentada pelo professor, reveste-se, no processo de encadeamento da solicitação, do privilégio da narrativa, em detrimento do vivido, do descosido. A amálgama leitor-texto é pobre. Nessa linha de pensamento, entende-se ser o uso unilateral de textos chamados neste estudo de “acadêmicos” insuficiente para formar leitores. Pode-se dizer: o estudante da Graduação não está obtendo o título de leitor. No entanto, frente à complexidade do ser humano e do mundo havemos de saber ler diferentes textos, que podem ser utilizados por diversificados meios de apresentação: escrito, digitalizado, imagético ― a imagem poética, evocada em romances, poesias, músicas, contos, filmes, teatro e também os desenhos, as gravuras, as pinturas, as fotografias. Assim compreendido, pode-se auxiliar os alunos a olharem a vida com olhar de cientista e também de romancista, de poeta, de místico, de sábio diante da vida!
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.