A escola pública portuguesa: lugar de execução e de produção de decisões
Keywords:
Autonomia, Centralização, DecisãoAbstract
A Investigação numa escola secundária portuguesa teve o propósito de perceber a importância das decisões produzidas pelos actores educativos (professores) a par das produzidas pelo Ministério da Educação, para o quotidiano organizacional através da observação indirecta. Foi possível verificar que a dinâmica organizacional da escola concretiza-se na coexistência entre o formal e o informal em termos decisórios, excluindo, desta feita, o totalitarismo das orientações normativas enquanto padrão de decisão, ideia que permite reconhecer um certo grau de autonomia nos comportamentos dos actores educativos. Na verdade foi perceptível a presença de comportamentos passivos e conformistas e outros mais criativos e dinâmicos, os quais tinham tradução na procura de soluções eficazes.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Práxis Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.