OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICOS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6360

Palavras-chave:

Educação, Lei nº 10.639/2003, Relações Étnico-raciais, Decolonialidade

Resumo

Este artigo apresenta os procedimentos metodológicos e os resultados da pesquisa “Políticas Públicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais: as Possibilidades Abertas pela Lei Nº 10.639/03 nas escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul”. A investigação foi realizada em parceria com o Núcleo de Diversidade da Secretaria de Estado de Educação e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados, e apresenta os desafios epistemológicos e práticos para a decolonização curricular e o enfrentamento ao racismo no âmbito escolar. O processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da Histórica e cultura afro-brasileira e africana desafia a gestão escolar e aos docentes a romperem com o mito da democracia racial e com o silenciamento ou ocultação sobre o racismo e discriminação racial que ainda subalternizam e inferiorizam a diferença negra. A pesquisa utilizou análise documental, entrevistas, questionário e observações. Os resultados da pesquisa apontaram que essas legislações requerem outros paradigmas para se pensar a diferença étnico-racial e possibilita o rompimento da visão homogeneizadora e hegemônica de educação.

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Biografia do Autor

Eugenia Portela Siqueira Marques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores - GEPRAFE.

Wilker Solidade da Silva, Universidade Federal do Paraná – Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Programa de PósGraduação em Educação (PPGE/UFPR); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE; Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFPR (NEAB/UFPR).

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

MARQUES, E. P. S.; DA SILVA, W. S. OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICOS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 72-90, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6360. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6360. Acesso em: 24 abr. 2024.