A trilogia atribuições causais, concepções pessoais de inteligência e mensagens de feedback: um contributo para a compreensão do fracasso escolar
Keywords:
Atribuições causais para o fracasso escolar, Concepções pessoais de inteligência, Fracasso escolar, Percepção das mensagens de feedback transmitidas por pais e professoresAbstract
É nosso objetivo estudar a relação existente entre atribuições causais, concepções pessoais de inteligência e percepções dos alunos relativamente às mensagens de feedback veiculadas por pais e professores, em situações de fracasso escolar. A nossa amostra é constituída por 520 alunos, entre os 5º e 12º anos de escolaridade, provenientes de 6 distritos de Portugal. Verificamos que existe uma ligação entre sujeitos que fazem atribuições causais para o fracasso escolar à capacidade e competência e concepções pessoais de inteligência mais estáticas, assim como a percepção generalizada de menos feedback. Por outro lado, alunos que fazem atribuições causais do fracasso ao esforço, à ajuda ou interferência de outros ou a aspectos sociais/estruturais/familiares parecem receber mais feedback centrado nos processos e pouco feedback centrado nos traços. Aqueles que fazem atribuições causais do fracasso escolar a causas afetivas ou a aspectos relativos à pessoa parecem receber mais feedback, quer centrado nos traços, quer centrado nos processos, e possuir concepções pessoais de inteligência indiferenciadas. Finalmente, alunos que fazem atribuições causais à sorte ou à dificuldade da tarefa apresentam concepções pessoais de inteligência mais dinâmicas e percebem feedback mais centrado nos processos.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.