A trilogia atribuições causais, concepções pessoais de inteligência e mensagens de feedback: um contributo para a compreensão do fracasso escolar
Palavras-chave:
Atribuições causais para o fracasso escolar, Concepções pessoais de inteligência, Fracasso escolar, Percepção das mensagens de feedback transmitidas por pais e professoresResumo
É nosso objetivo estudar a relação existente entre atribuições causais, concepções pessoais de inteligência e percepções dos alunos relativamente às mensagens de feedback veiculadas por pais e professores, em situações de fracasso escolar. A nossa amostra é constituída por 520 alunos, entre os 5º e 12º anos de escolaridade, provenientes de 6 distritos de Portugal. Verificamos que existe uma ligação entre sujeitos que fazem atribuições causais para o fracasso escolar à capacidade e competência e concepções pessoais de inteligência mais estáticas, assim como a percepção generalizada de menos feedback. Por outro lado, alunos que fazem atribuições causais do fracasso ao esforço, à ajuda ou interferência de outros ou a aspectos sociais/estruturais/familiares parecem receber mais feedback centrado nos processos e pouco feedback centrado nos traços. Aqueles que fazem atribuições causais do fracasso escolar a causas afetivas ou a aspectos relativos à pessoa parecem receber mais feedback, quer centrado nos traços, quer centrado nos processos, e possuir concepções pessoais de inteligência indiferenciadas. Finalmente, alunos que fazem atribuições causais à sorte ou à dificuldade da tarefa apresentam concepções pessoais de inteligência mais dinâmicas e percebem feedback mais centrado nos processos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.