Educar para a tolerância ou para o respeito aos povos indígenas?
Keywords:
Diferença, Educação, Povos indígenas, Respeito, TolerânciaAbstract
O presente artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca do binômio intolerância – tolerância, incluindo o diferente significado do conceito de tolerância atualmente incorporado pela sociedade global, sua relação com a educação e com as culturas indígenas, considerando o processo de intolerância sofrido pelos diversos grupos indígenas ao longo da história do Brasil. Para tanto, a pesquisa se utilizou da metodologia bibliográfica, a partir da aproximação de documentos de ordem filosófica e política, como a Carta acerca da tolerância, de John Locke (2007), do texto Reflexões sobre a tolerância, de Chelikani (1999) e da Declaração de Princípios sobre a Tolerância (UNESCO, 1995) os quais nos possibilitaram compreender o termo, mesmo com a complexidade epistemológica própria de sua construção histórica. Através das contribuições dadas por Santos (2011) foi possível apreender as estratégias utilizadas pela classe hegemônica na tentativa de unificação das culturas e recalque das dinâmicas existenciais dos diversos povos, em nome da globalização. O resultado da pesquisa revelou que a classe hegemônica tem discursado por uma pseudotolerância existente entre os povos pluriculturais, a fim de se manter no poder; e concluiu que a educação é importância na promoção da tolerância, através do conhecimento e valorização das diferenças do outro.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.