O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca
Abstract
Este estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.