Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
Keywords:
B-learning, E-learning, Ensino tradicional, Gestão curricular, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoAbstract
Este artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Práxis Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.